Prefeito de Cocal do Sul é recebido com festa após ter soltura determinada pela Justiça
Em Live na página do Instagram, o prefeito era acolhido por apoiadores na noite desta quinta-feira, 18
Dezenas de pessoas se reuniram na noite desta quinta-feira, 18, para receber o prefeito de Cocal do Sul Fernando de Faveri após ter a sua soltura determinada pela Justiça, nesta tarde.
Faveri esteve detido por quase um mês, após a operação Fundraising do Gaeco realizada no dia 19 de junho, na ocasião, o prefeito e um servidor municipal foram presos.
A operação visa desarticular uma possível organização criminosa, liderada por um grupo empresarial, suspeita de desviar recursos públicos e fraudar licitações. Essa organização, segundo a investigação, buscava recrutar agentes públicos e particulares para obter ganhos ilícitos em detrimento do patrimônio público.
O grupo é acusado de direcionar processos licitatórios em diversos municípios do Estado, sob o pretexto de prestar serviços de consultoria e assessoramento para captação de recursos públicos. Esses contratos públicos, sem comprovação de atividade real, serviriam para que servidores públicos, agentes políticos e particulares recebessem vantagens indevidas.
No total, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão. As ações ocorreram em 23 municípios catarinenses, além de um município no Rio Grande do Sul e em Brasília/DF.
Em Live na página do Instagram, o prefeito era acolhido por apoiadores. Em contato com o advogado de defesa, não recebemos o retorno até fechamento da matéria sobre os desdobramentos e os próximos procedimentos cabíveis ao caso.