Política
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno no Brasil
Saiba quais cidades do Brasil poderão realizar segundo turno nas eleições municipais de 2024. Entenda as regras
Por
Vinícius Barbosa
Nas eleições municipais de 2024, 103 municípios brasileiros têm a possibilidade de realizar um segundo turno para a escolha de prefeitos, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. De acordo com a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem realizar essa nova rodada de votação.
O primeiro turno das eleições ocorrerá no próximo 6 de outubro, e caso necessário, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
Capitais e eleitores no Brasil
Das 26 capitais brasileiras, todas, exceto o Distrito Federal, podem ter segundo turno. O DF não realiza eleições municipais devido à sua estrutura administrativa, que combina funções de estado e município.
As 103 cidades aptas ao segundo turno somam cerca de 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Entre as cidades com o maior número de eleitores, destacam-se:
- São Paulo (SP): 9,3 milhões de eleitores
- Rio de Janeiro (RJ): 5 milhões de eleitores
- Belo Horizonte (MG): 1,9 milhão de eleitores
Por outro lado, cidades como Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) têm aproximadamente 200 mil eleitores, sendo algumas das localidades com menor eleitorado apto a participar de um possível segundo turno.
Crescimento e redução do eleitorado
Nos últimos quatro anos, nove cidades atingiram a marca de 200 mil eleitores, tornando-se aptas para realizar segundo turno. Algumas delas são:
- Camaçari (BA)
- Imperatriz (MA)
- Parauapebas (PA)
- Foz do Iguaçu (PR)
Por outro lado, cidades como Governador Valadares (MG) sofreram redução no número de eleitores, caindo de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024.
Municípios com 2º turno em Santa Catarina
Em Santa Catarina três municípios podem ter segundo turno, sendo eles a capital Florianópolis, Joinville e Blumenau. A mais recente foi Blumenau, que começou a ter segundo turno em 2012, quando atingiu a marca de 200 mil eleitores.
Fonte: Agência Brasil