Segurança
Equipes de Força-Tarefa dos bombeiros estão em sobreaviso por conta das chuvas em SC
Previsão é de chuvas intensas para as próximas horas em algumas regiões do Estado
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), garantindo agilidade no atendimento à população e seguindo orientação do Governo do Estado, está em prontidão para o atendimento de ocorrências devido à previsão de chuvas para as próximas horas, principalmente na região do Alto Vale do Itajaí.
As equipes de Força-Tarefa (FT) dos batalhões de Canoinhas, Lages, Rio do Sul e Curitibanos estão preparadas para atender as regiões, caso haja o agravamento das chuvas, além do efetivo do Alto e Médio Vale do Itajaí. “De acordo com as previsões apresentadas, estamos com uma linha de trabalho preparada para atender a população nos eventos que possam vir a se desenrolar. Estamos dispondo, no terreno, as equipes de Força-Tarefa e os recursos ordinários, de maneira a estarmos preparados para o enfrentamento da emergência, no tamanho que esperamos. Caso o cenário mude, temos todas as nossas FTs do estado em alerta para que possam ser acionadas rapidamente”, enfatiza o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
Estão em alerta equipes especializadas para atendimento de busca e resgate em enchentes e enxurradas, e para Intervenção em Áreas Deslizadas (IAD). A rápida resposta e prontidão das equipes do CBMSC demonstram o compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da população catarinense, estando sempre preparados para agir em situações de emergência.
Força-Tarefa (FT)
A corporação possui 15 Forças-Tarefas, que podem ser empregadas a qualquer momento. São bombeiros militares lotados em todos os 15 batalhões do CBMSC pelo Estado, e possuem cursos operacionais especializados em atividades relacionadas a desastres naturais, como busca e resgate, intervenções em áreas deslizadas, embarcações, atividades com cães, entre outros.
O CBMSC orienta a todos que sigam as recomendações dos órgãos oficiais e lembra que, em caso de emergência, ligue para o 193.