Cotidiano
Marcas misteriosas em plantação voltam a aparecer no interior catarinense
Desde 2008 os fenômenos se repetem no município
O município catarinense de Ipuaçu se orgulha em ostentar a fama de capital nacional dos agroglifos. Toda essa história vem desde 2008 quando círculos foram encontrados em plantações de trigo. E daí em diante todo o ano Ipuaçu recebe visitas estranhas, de acordo com o site da prefeitura municipal. Nesta segunda-feira, 14, novamente foram registradas as marcas em plantação do município que fica há 538 km da capital Florianópolis.
O primeiro registro
Na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados há 25 metros do asfalto no dia 09 de novembro de 2008. Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade.
Alguns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrario de outros que pensaram ser brincadeira de crianças. Esse fenômeno já transformou o turismo na cidade, pois cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.
Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas. Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.
Em 2022 havia sido registrado o último aparecimento, de lá para cá, nenhuma confirmação sobre o que teria ocasionado as marcas foi informada e o mistério segue sem explicações.