Cotidiano
COSUD começa com debates sobre soluções para o Sul e Sudeste
Encontro que reúne governantes e autoridades de sete estados brasileiros para discutir desafios regionais e propor soluções
Começou nesta quinta-feira (21), em Florianópolis, a 12ª Reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), um encontro que reúne governantes e autoridades de sete estados brasileiros para discutir desafios regionais e propor soluções para a melhoria da qualidade de vida da população. O evento ocorre até sábado (23), e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os governos dessas duas importantes regiões do país.
Fortalecendo a cooperação regional
O COSUD foi criado com a intenção de promover a integração e o desenvolvimento conjunto dos estados das regiões Sul e Sudeste, que juntos representam mais de 56,5% da população brasileira e respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Santa Catarina, o estado anfitrião, recebe a edição deste ano, com a participação de governantes e representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
O governador Jorginho Mello é o anfitrião do encontro e lidera as discussões que visam identificar soluções para problemas comuns aos estados membros do consórcio. A ideia é promover uma abordagem colaborativa para desafios em áreas como segurança pública, assistência social, infraestrutura, educação e inovação, além de debater temas cruciais como meio ambiente.
Cultura catarinense em destaque
No primeiro dia do evento, uma cerimônia de abertura marcou o início dos trabalhos. Além das discussões formais, o evento também contou com uma atração cultural: barracas com produtos artesanais de diversas regiões de Santa Catarina, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e valorizar a cultura local.
Câmaras temáticas e debates colaborativos
Durante os três dias de encontro, serão realizadas câmaras temáticas em que os participantes discutirão, de forma colaborativa, os temas propostos.
Cerca de 500 servidores públicos também estarão presentes no evento, contribuindo com sua experiência e conhecimento para o sucesso das discussões. A metodologia colaborativa será a tônica do encontro, buscando construir propostas de maneira conjunta e eficaz para os estados que compõem o COSUD.
Com um público de alto nível e uma agenda repleta de discussões relevantes para o desenvolvimento do Sul e Sudeste, a 12ª Reunião do COSUD promete ser um marco importante para o fortalecimento da parceria entre os estados, com impacto direto na melhoria das políticas públicas e na qualidade de vida da população.