Blogs
Conheça Porto Feliz, sede do grupo do Hercílio Luz na Copinha
Cidade de 56 mil habitantes vai receber o Leão do Sul a partir de 2 de janeiro
Por
Caio Maximiano
Com quase metade da população de Tubarão, a cidade de Porto Feliz, com 56.497 habitantes (Censo 2022), localizada a 112 quilômetros da capital paulista, será a sede dos jogos do Hercílio Luz na 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os grupos e as sedes foram divulgados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em evento realizado na noite desta segunda-feira (25), no Pacaembu.
A chave 15, composta por Desportivo Brasil-SP, Coritiba e Dom Bosco-MT, terá como palco o Estádio Municipal Ernesto Rocco, na região metropolitana de Sorocaba. Inaugurado em 2011, o estádio tem capacidade para 6.160 torcedores e é a casa do Desportivo Brasil.
No ano seguinte à sua inauguração, o “Ernestão”, como é conhecido, recebeu a Copinha pela primeira vez e teve o Criciúma como o primeiro time catarinense a disputar jogos da primeira fase no local. Desde então, Porto Feliz também foi sede para outros clubes catarinenses: Avaí (2013), Chapecoense (2017) e Camboriú (2023).
Conheça Porto Feliz
O povoado que deu origem a Porto Feliz começou a se formar em 1693, nas terras pertencentes a Antônio Cardoso Pimentel, na margem esquerda do Rio Anhembi (atual Tietê), a pouco mais de 100 km de São Paulo. O local era conhecido como “Araritaguaba”, nome indígena que significa “lugar onde as araras comem areia”, devido ao comportamento de araras que bicavam um paredão salitroso na região.
Inicialmente, o vilarejo era formado por uma comunidade que vivia da agricultura de subsistência. Porém, as descobertas de ouro em Mato Grosso (1719) e Goiás (1725) transformaram o povoado em um importante ponto de apoio para expedições. No século XVIII, Porto Feliz tornou-se conhecido como o ponto de partida das famosas monções – expedições comerciais e científicas que marcaram a história do Brasil.
Os pontos turísticos
- Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
Construída em 1750, em estilo barroco, com estrutura de taipa, a Igreja se destaca pelos azulejos pintados pelo artista italiano Bruno de Giusti no altar-mor, retratando a história local.
Endereço: Praça Dr. José Sacramento e Silva – Centro.
- Parque das Monções
Local histórico tombado, situado no antigo Porto de Araritaguaba, de onde partiram expedições monçoeiras nos séculos XVII e XVIII.
Tem como atrações o Monumento aos Bandeirantes, Paredão Salitroso, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, grande área verde e escadaria de acesso.
Endereço: Rua dos Bandeirantes, s/n
- Estação das Artes
Construída em 1919, serviu como armazém de cargas por cerca de 40 anos. Atualmente, é um espaço cultural
Endereço: Rua Othoni Joaquim de Souza, s/n – Centro
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
- Museu das Monções
Localizado em um prédio histórico que hospedou D. Pedro II em 1846 e o Barão de Caxias, abriga documentos, mapas e livros sobre as monções e a história de Porto Feliz.
Endereço: Praça Coronel Esmédio, s/n – Centro
Atualmente fechado para restauro.