Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Bosque do Repouso: mudança de zona de conservação para desmatamento gera discussão na Câmara

Criciúma
Aasd1as1da8sd1a
Foto: Reprodução Câmara

Criciúma

Bosque do Repouso: mudança de zona de conservação para desmatamento gera discussão na Câmara

No local, poderão ser construídos imóveis

Um projeto de lei de autoria do Poder Executivo de Criciúma enviado à Câmara, foi aprovado nessa segunda-feira, dia 2, por 9 votos a favor, 4 abstenções e 2 contrários. Ele trata da nova mudança de zoneamento que autoriza o desmatamento de mais uma área de conservação de biodiversidade, desapropriada por falta de pagamento. No local, no Bosque do Repouso, o Município conseguiu uma autorização do Conselho de Desenvolvimento para desmatar e, no lugar, realizar construções de imóveis.

“Ou seja, uma área de preservação ambiental deixa de ser preservada e muda para um lugar que pode ser construído. A lei da mata atlântica é muito clara e não é a gente que estabelece sobre ela. O que rege ela é uma lei federal e a partir disso, essa mudança de zoneamento não é só inconstitucional, ela também tem fragilidades. Essa área do Bosque do Repouso é uma área que os donos dos terrenos foram desapropriados, nunca foram pagos mas nunca entraram na Justiça. Por não terem entrado na Justiça, reivindicaram na Prefeitura se a Prefeitura iria devolver o terreno. O Município devolveu, mas pediu para a Câmara mudar o zoneamento para poder construir no local. O meu voto é contra”, discursou a vereadora Giovana Mondardo (PC do B) durante a sessão dessa segunda-feira, dia 2.

Quem também votou contra a aprovação do projeto foi o vereador Paulo Ferrarezi (MDB). Os vereadores Juarez de Jesus (PL), Júlio Kaminski (PP), Nícola Martins (PL) e Obadias benones (PL) se abstiveram. Os demais votaram a favor. Zairo Casagrande (PDT) e Manoel Rozeng (PL) não votaram.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo