Denis Luciano
Incêndio destrói réplica da primeira igreja de Criciúma
Estrutura foi consumida pelo fogo em poucos minutos no Morro Cechinel. Prefeito anuncia reconstrução
Nota triste da noite desta segunda-feira (31): um incêndio destruiu a réplica da primeira igreja de Criciúma, que existia desde 2016 no Morro Cechinel, nas proximidades do Centro de Convivência da Terceira Idade da Afasc e da antiga Vila Olímpica.
“Foi tudo muito rápido, quando perceberam a torre já estava tomada pelo fogo e caiu sobre o resto da estrutura”, lamentou o prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) que, assim que soube do ocorrido, foi até o local.
“Vamos reconstruir”, anunciou o prefeito, informando que a intenção do Município, desde já, é erguer a réplica nos mesmos moldes e entrega-la à gestão da Diocese de Criciúma, para que ocorram atividades religiosas corriqueiras ali, o que não vinha acontecendo.
A igrejinha foi erguida e entregue em 2016 pela Engenharia Castagnel ao bispo Dom Jacinto Flach e ao então prefeito Márcio Búrigo. A estrutura contava com 75m² de área construída em madeira e levava o nome de Gercino Del Castagnel.
O projeto do futuro Parque Natural do Morro Cechinel contempla a igreja como parte dos atrativos, inclusive sendo ligada ao Mirante e ao resto da estrutura por passarelas.
As investigações já começaram, e há suspeitas de incêndio criminoso. O local era frequentado por moradores de rua e usuários de drogas, mas nada confirmado ainda neste sentido.