Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Itajaí capacita crianças no combate a dengue

Cotidiano
Programacao Dos Cinemas De Criciuma 20241128 153026 0000
Foto: PMI/Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Itajaí capacita crianças no combate a dengue

400 crianças foram envolvidas na primeira ação de conscientização e mobilização sobre a dengue

A Unidade Básica de Saúde São João 2 promoveu uma atividade de conscientização e mobilização sobre a dengue na Escola Básica João Duarte, no bairro São João. A ação reuniu mais de 400 alunos de 13 turmas da unidade e teve como objetivo alertar sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente com a chegada do verão.

Durante a atividade, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da unidade básica, Rosângela Ramos e Cláudia Cristina Batschauer, abordaram, de forma lúdica, os aspectos em que os alunos podem colaborar no combate ao mosquito da dengue. Entre os ensinamentos estavam o uso de areia nas bordas dos pratos de plantas, além da importância de lavar os potes de água e comida dos animais de estimação frequentemente. Ao final das ações, os alunos receberam um check-list de cuidados a serem realizados em casa.

A atividade é parte de um desafio lançado para as agentes durante treinamento sobre o tema promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE). A intenção era mobilizar a comunidade local para combater a doença. “Juntos somos mais fortes e, só assim, com informação e união, vamos minimizar os impactos de uma nova onda de dengue no bairro e na cidade”, destacam as agentes.

Boletim Epidemiológico

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, no período de 31 de dezembro de 2023 a 26 de outubro de 2024, foram notificados 79.061 casos suspeitos de dengue em Itajaí. Desse total, 47.729, são considerados casos prováveis da doença.

Neste ano, o número de óbitos causados por dengue no município chegou a 39, sendo que 30 dessas mortes são de pessoas acima de 60 anos de idade. Além disso, nove mortes foram de cidadãos residentes do bairro São João.

Continue lendo
Topo