Política
Câmara de Tubarão se prepara para primeira sessão
Vereadores definirão os integrantes das comissões internas
Por
Matheus Machado
A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão será realizada na noite desta segunda-feira (3). Ao longo do mês de janeiro, os parlamentares organizaram seus gabinetes e receberam a população para ouvir as demandas da comunidade.
“Hoje é um dia especial, a abertura do ano legislativo e dessa nova legislatura. Nessa sessão ordinária o que teremos de diferente é a presença do prefeito trazendo sua mensagem ao legislativo e população. Também estarão presentes os membros do colegiado formado do Executivo”, disse o presidente da casa, vereador Felippe De Souza Tessmann (PL).
O presidente também destacou que a administração municipal já deve ter alguns diagnósticos do primeiro mês de governo e deve aproveitar a ocasião para atualizar a Câmara sobre alguns assuntos.
“Também teremos uma atualização que julgamos importante: estaremos transmitindo a sessão através de uma live no Instagram, plataforma hoje muito utilizada”, destacou Tessmann, que acrescentou que o encontro seguirá sendo transmitido gratuitamente pelo Facebook e YouTube.
Vereadores de primeira viagem
O presidente Tessmann também disse que os vereadores estão empolgados para a primeira sessão e que querem demonstrar os trabalhos para a população. “Vemos em vários vereadores a vontade de levar suas demandas, participar de uma sessão. Isso vai ser muito importante, muitos em primeiro mandato. Essa renovação e mudança será muito importante. É nessas mudanças que vem ideias, sugestões novas”, destacou.
Felippe foi reeleito em 2024, mas em contrapartida, seu primeiro vice-presidente, Everson Martins (PSD), é um dos parlamentares em primeiro mandato e também comentou sua expectativa. “É uma sessão muito esperada, o primeiro momento que podemos apresentar nossos trabalhos. Os vereadores novos estavam ansiosos para isso. Esperamos muito por este momento. Foi um mês que não teve sessão, mas teve muito trabalho. As pessoas nos procuraram, trouxeram demandas. Nossos eleitores procuram a gente e hoje é o grande dia para apresentar algo para a sociedade”, ressaltou.
Primeiros trabalhos
Para o retorno do Legislativo, os vereadores terão o pequeno expediente para apresentar projetos, mas não haverá nada de votação, algo que ocorrerá somente a partir da próxima semana.
As demandas apresentadas se resumem em moções, indicações, requerimentos e projetos de lei. Se algum parlamentar apresentar alguma lei nesta noite, ela tramitará nas comissões da Câmara e depois de aprovado, o que pode levar algumas semanas, aí o projeto pode entrar em pauta para votação.
Para a primeira sessão do ano, não há uma pauta definida e todos os projetos do ano anterior são arquivados. Caso algum vereador tenha interesse em alguma lei arquivada, ele precisará retomar o projeto, atualizar o texto e colocá-lo no sistema para que seja apresentado, para então entrar em tramitação novamente.
De acordo com o presidente da casa, Felippe Tessmann, apenas um projeto de resolução interno da Câmara deverá ser votado nesta segunda. O projeto determinará o nome dos vereadores que vão compor as comissões permanentes da Câmara.
As comissões são divididas em Constituição, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamento, Educação, Cultura e Esporte, Saúde, Assistência Social e Direito da Pessoa com Deficiência, Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável e Serviços Públicos, Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, Defesa e Proteção dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Idosos e Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
Por comissão, são três vereadores participantes, que definem entre eles um presidente para cada repartição. Vale destacar que uma mesma comissão deve reunir vereadores de partidos diferentes em sua composição.