Publicidade
No terceiro bloco do último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão foram sorteadas perguntas elaboradas pela produção da Rádio Cidade, na noite desta segunda-feira, 30. Os candidatos ao cargo de prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB), Estêner Soratto (PL) e Maristela Francisco (PT) poderiam escolher um dos oponentes para comentar a resposta do questionamento.
O debate é promovido pela Rádio Cidade em parceria com o portal SCTodoDia. O evento é realizado no auditório da Unisul e transmitido ao vivo pelo Youtube (clique aqui e confira).
A candidata Maristela Francisco (PT) foi a primeira a responder a pergunta que tratou sobre atualmente, Tubarão tem uma grande extensão de estradas não pavimentadas no interior. Qual seria a proposta para melhorar as estradas rurais do município? Ela escolheu o candidato Carlos Stüpp (PSDB) para comentar.
“Nós temos aproximadamente 700km de estradas dentro do município de Tubarão e eu vejo essa situação e a minha resposta passa por duas situações. Primeira emergencial e a urgência dos tubaronenses todos, seja no perímetro urbano ou rural, manutenção regular, continua das estradas em perímetro urbano e asfaltos, assim como a manutenção regular das estradas rurais”, destacou Maristela. Ela lembrou que em dias de chuvas ou secas os problemas ainda pioram.
Stüpp disse que foi como prefeito quem levou o asfaltou até o Arroio do Pozo, até Congonhas, até São Bernardo e São Martinho, em seu comentário. Ainda citou o ex-governador Carlos Moisés que também investiu no asfaltamento de estradas da região.
O segundo questionamento foi sobre nos últimos anos, Tubarão ter enfrentado um aumento no número de animais abandonados nas ruas. Qual é a proposta do candidato para solucionar os problemas relacionados aos animais de rua em Tubarão? O candidato Carlos Stüpp foi o escolhido para responder e selecionou a candidata Maristela para comentar.
“Primeiramente reforçar todo o trabalho das Ongs que estão em um bom número na cidade, melhorar o Centro de Zoonoses. Além disso temos que ter um programa de castração permanente” respondeu Stüpp. O candidato também apresentou uma proposta de programa educativo ou até mesmo um desconto no IPTU para quem acolher os animais de rua. Em sua resposta, o candidato também citou o controle de Kombis que levariam animais para abandonar em bairros.
A candidata Maristela comentou que estava curiosa para saber como que seria feito o controle das kombis para desovar os animais na cidade. “No governo Maristela e Paulão nós teremos o melhor tratamento com a causa do bem estar animal, não só a castração regular, não é esse negócio de mutirão lá de vez em quando só. Castração, microchips nos animaizinhos, para a gente controlar, controle de zoonoses e também a Funat precisa ser a fundação de cuidado ambiental e com os animais”, completou.
A terceira pergunta questiona se o candidato possui algum estudo específico sobre a viabilidade econômica para a abertura da UPA em Tubarão? Como a unidade pode se manter diante da condição econômica atual do município? O escolhido para responder foi Soratto que indicou Carlos Stüpp para comentar.
“Eu visitei as três Upas de Criciúma e as duas Upas de Palhoça, se estes municípios tem o dobro de habitantes de Tubarão nós podemos ter a nossa Upa, que está em construção há 12 anos”, respondeu Soratto, que ainda complementou que o custo mensal varia entre R$ 1,3 milhões até R$ 1,8 milhões. De acordo com o candidato, 25% do valor para custear a unidade de saúde seria buscado junto ao governo federal e o restante seria proveniente do enxugamento da máquina pública. Até julho de 2025 será aberta a UPA 24h de Tubarão, segundo o compromisso da chapa caso eleita.
“De saúde eu entendo um pouco, para transformar esse verdadeiro abraço das unidades de saúde do município”, comentou Stüpp. Que também tem como proposta a abertura de uma UPA, mas não chegou a detalhar como seria feito.