Saúde
Santa Catarina é o estado que mais abriu leitos de UTI desde 2023
Estado ficou na frente do Rio de Janeiro e Minas Gerais no ranking do número de UTIs
Santa Catarina se destacou no cenário nacional pelo número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) habilitados. O estado foi o que mais gerou leitos de UTI desde janeiro de 2023. A Secretaria de Saúde garantiu a implantação e habilitação para 220 unidades ao Sistema Único de Saúde (SUS), chegando no total de 1.296.
Em comparação com o início de 2023, houve um acréscimo de 20,46%, com 1.076 leitos já habilitados. Liderando o ranking, Santa Catarina ficou a frente do Rio de Janeiro, com 191 UTIs e Minas Gerais, com 134.
“O número de leitos incorporados ao SUS é absoluto e não proporcional. Isso influencia diretamente a realização de cirurgias e evita a compra de leitos no privado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Vale lembrar que mesmo antes dos leitos ficarem em convênio com o Ministério da Saúde, o Governo de Santa Catarina custeia integralmente os custos para atender a população. Os leitos de UTI continuam em expansão mesmo que não tenham habilitação do governo federal. Em SC, por exemplo, já são 230 leitos abertos, enquanto 220 foram habilitados junto ao ministério.