Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

São José intensifica ações contra dengue e amplia vacinação

Saúde
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Saúde

São José intensifica ações contra dengue e amplia vacinação

As ações incluem campanhas de conscientização, mutirões de combate ao mosquito e a vacinação da população-alvo

Com a chegada do calor intenso, a Prefeitura de São José intensifica esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As ações incluem campanhas de conscientização, mutirões de combate ao mosquito e a vacinação da população-alvo, reforçando a importância de prevenir a doença e evitar focos do mosquito.

Nos dias 25 e 26 de novembro, agentes de endemias da Secretaria de Saúde realizaram uma operação no bairro Serraria, no Loteamento José Nitro. Durante a ação, foram vistoriados locais com risco de acumular água, como depósitos de lixo e pneus. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, destacou que a mobilização também integra o Dia D de combate à dengue, com o objetivo de manter a vigilância ativa na comunidade.

Até o momento, a campanha de vacinação contra a dengue alcançou 74,56% do público-alvo, formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Cerca de 8 mil doses já foram aplicadas, com 3,4 mil adolescentes completando o esquema vacinal. Esses números colocam São José na terceira posição em cobertura vacinal contra a dengue na Grande Florianópolis, de acordo com dados do Localiza SUS.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo aquelas com horário estendido até as 22h. Além disso, as equipes de Saúde da Família realizam buscas ativas para identificar quem ainda não se imunizou. Para vacinar os filhos, pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto, cartão de vacina e comprovante de residência em nome do responsável.

A Prefeitura de São José continua comprometida em ampliar a imunização e destaca a importância da participação da população no combate à dengue. A orientação é eliminar focos de água parada em residências e áreas públicas, reforçando a prevenção para evitar hospitalizações e casos graves da doença.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo