Política
Estêner Soratto se posiciona pela primeira vez como prefeito de Tubarão
Ele atendeu a imprensa nesta segunda-feira (7) na sede da Amurel
Por
Matheus Machado
Após a expressiva eleição, Estêner Soratto (PL) e Denis Matiola (PSD), concederam uma entrevista coletiva na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) nesta segunda-feira (7). Confira algumas respostas:
Pessoas em situação de rua
Sobre o assunto, Soratto disse que é necessário fazer abordagens respeitosas, com muita educação, mas dividindo algumas situações. Isto porque ali tem um marginal camuflado, que está ali no meio das pessoas que realmente estão passando dificuldade. A prefeitura vai fazer uma ação intensa e periódica, mas respeitando as pessoas, menos o bandido. Esse, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão cuidar. Vamos fazer internação involuntária para aqueles que estiverem fora de si e os outros, teremos pessoas capacitadas nas equipes da prefeitura. Com isso, vamos diminuir a quantidade de pessoas em situação de rua em Tubarão”, disse o novo prefeito.
Novas pavimentações
Soratto afirmou que mais da metade das ruas de Tubarão estão esburacadas. “Teremos uma atuação bem importante nisso. Vamos cobrar a execução fiel do contrato com a Tubarão Saneamento para que sempre que se abra uma via, o pavimento seja reestabelecida em perfeitas condições de uso”, destacou. Estêner também disse que vai buscar recursos junto ao Estado para fazer a revitalização de algumas estradas. “Nunca esquecendo das estradas do interior. Temos que tirar algumas obras do papel, como a Barra do Norte e Congonhas”, ressaltou.
Calçadão
O prefeito disse que a rua coberta está no plano de governo para o calçadão do município. “Conversamos com as associações do Calçadão e da Rua Lauro Müller para planejar a rua coberta e a fiação subterrânea. É um sonho de 15 anos a revitalização do Centro da cidade. Já há um projeto, mas precisa dividir o que seriam os serviços da Celesc e os da prefeitura”, explicou.
Mais reponsabilidade
Devido a diferença de votos da chapa composta por Soratto e Denis para os outros candidatos a prefeito de Tubarão, o novo prefeito acredita que o fator aumenta ainda mais a responsabilidade para estar à frente da administração municipal. “De 10 eleitores, praticamente oito votaram na gente. Isso aumenta muito nossa responsabilidade. Dentre as cidades com mais 100 mil habitantes, é uma das melhores votações.
Rio Seco
Algumas comunidades sofrem com questões ligadas ao rios e córregos que comportam a bacia do Rio Tubarão, uma delas é a comunidade da Madre que enfrenta problemas relacionados ao Rio Seco. “Também envolve a Tubarão Saneamento. Vamos buscar uma especializada para primeiro limpar o rio da Madre e depois torná-lo vivo, para que não seja o rio morto ou rio seco. Também pretendemos fazer mais uma ponte nesta região para a comunidade do São Clemente e Andrino, dando mais tranquilidade à mobilidade da população.
Alesc
Soratto, que ainda é deputado estadual, afirmou que pretende sair da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) somente em dezembro. “É claro que isso depende da diplomação junto ao Tribunal Regional Eleitoral, para que aconteça somente no dia 19 de dezembro, final do período permitido.